Artigos

Espreitador silencioso

Publicado em 4 de dezembro de 2011 | Por : | Categoria : Artigos | Nenhum comentário

Por Masaaki Hatsumi
(Este artigo foi retirado da Ninja Magazine de 1985)

Em qualquer Arte Marcial, incluindo o 忍法 Ninpô (忍術 Ninjutsu), o aspecto mais importante é a movimentação de pernas; por conseguinte discutirei sobre o trabalho de pés e os antecedentes de certas técnicas.
Todos repugnam o frio, inclusive os Ninja; até mesmo no verão os Ninja usavam Tabi (meias japonesas) para manter os pés quentes.  Os pés são pontos chave do corpo para reter calor e vitalidade.  Na medicina oriental o que chamamos 頭寒足熱 Zukan Sokunetsu, significa: “Mantenha a cabeça fria e os pés quentes”.  Isso é essencial para ter una boa saúde e evitar as enfermidades.  Eu pessoalmente sempre uso Tabi,  não importa quão quente está o clima.
Para aumentar a sua força e virilidade, os Ninja massageavam seus pés segurando os três primeiros dedos e rodando-os. Inclusive as Kunoichi (Mulheres Ninja) praticavam esta técnica para assegurar boa saúde do corpo inteiro.  É particularmente bom para o fígado, pâncreas e todo sistema intestinal. Parte das técnicas incluía massagear a sola dos pés para manter a boa pressão sanguínea e um Sistema Nervoso balanceado.
O Ninja também aprendia a caminhar sobre feijões ou soja espalhados pelo piso; isto ajuda a massagear os pontos de pressão assim como fortalecer a planta dos pés.  Os Ninja mais avançados   eventualmente aprendiam a caminhar sobre “鉄菱 Tetsubishi”  (pequenos objetos multi-pontudos) sem ferir-se; isto era realizado, não só porque as solas dos pés estavam fortalecidas, mas porque o Ninja aprendia a caminhar com um equilíbrio perfeito e leveza, distribuindo seu peso de forma que ele pouco tocasse os espinhos do objeto.
Caminhar é um excelente exercício e pode ser feito quando e onde quiser.  Quando eu caminho com meus três cachorros diariamente procuro fazer-lo de maneira enérgica dando passos curtos e rápidos.  Esta é uma boa lição para aprender, inclusive quando caminhamos pelas ruas e encontramos um gato o algo que excite aos cachorros.  Porém, desde que caminho apropriadamente eu sempre tenho o controle, nunca sou puxado muito rápido ou me enrosco nas coleiras.
Dois anos atrás (o artigo é de 1985) eu tive um Seminário Ninja em Daytona, Ohio. Muitos dos estudantes americanos que conheci caminhavam  mais como “Frankensteins” que como Artistas Marciais.  Eles encontravam muita dificuldade para caminhar com passos curtos e rápidos. Muitos deles sentiram que eu caminhava muito rápido, porém lhe expliquei que no Japão, os pés são considerados o “segundo Coração”  e ter um Coração forte é ter uma mente forte, assim, caminhar apropriadamente também desenvolve  a mente.
Caminhar é o mais importante na vida.  Inclusive nos clássicos japoneses nunca deixa de enfatizar isto.
Quando a técnica de caminhar é dominada, quando se “caminha como um Ninja” se sente como se nunca tocasse o chão.  É como se os Ninja caminhassem no ar.  De fato, um de meus estudantes depois de observar uma demonstração me disse: “Sensei, teus pés não estão tocando o chão, você parece estar flutuando no ar”.  Outro estudante, um soldado Profissional cujo país havia estado em guerra me disse que o treinamento de pernas (em seu país) era essencial; e que inclusive quando estava no Japão  ele sempre subia pelas escadas e que nunca pegava o elevador. Quando escutei isso soube que era um bom guerreiro.
Caminhar é o movimento básico corporal nas Artes Marciais.  Quando estais aprendendo Artes Marciais deves estar  consciente de caminhar todo o tempo; treinar sempre no aspecto do Taijutsu (Técnicas corporais) isto dará pouca chance de você ser atacado com sucesso.  Eu conheço um atirador profissional que usava luvas todo o tempo.  Este é o tipo de pensamento que é importante nas artes marciais: Você deve sempre treinar e cuidar de si mesmo.  Treinar em cada coisa do dia é como caminhar em cada coisa do dia.
A técnica de caminhar de lado (横歩 Yoko Aruki) envolve baixar o próprio centro de gravidade e dar passos um pé sobre o outro.  Isto requer também o movimento dos braços parecido a dança para poder manter o equilíbrio.
Quando carrega uma arma você também caminha de acordo com o ambiente e sua relação com ele.  É importante praticar caminhar de lado em diferentes condições. Com uma espada, especialmente de noite, a espada pode ser puxada e a bainha usada para estender-se e sentir adiante.
O próximo é 沈み歩 Shizumi Aruki ou caminhar em posição baixa, uma técnica usada especialmente em áreas estreitas.  Em um caminho estreito, por exemplo, uma posição baixa é muito melhor tornando menos visível a um possível atacante.  Outra técnica de caminhar de lado a baixa altura é chamada 忍法鶉隠 Ninpô Uzuragakure: 木遁 Mokuton  significa esconder-se nas árvores; 草遁 Sôton – esconder-se na grama e 石遁 Sekiton esconder-se nas pedras. Todas essas podem ser desenvolvidas se você dominar a arte de caminhar.
Se o Ninja caminhava só ou com outros, ele ou eles podiam avançar sem ser detectados se todos caminhassem “corretamente”.  A obvia vantagem de caminhar em número em uma missão é que se  são três Ninja, tem seis olhos, seis olvidos e três narizes, cada um focado em diferentes direções  e cobrindo todas as áreas.
Em 昇天の術 Shoten No Jutsu (Arte de subir ao Céu), o Ninja praticava caminhar ascendendo em diferentes ângulos e diferentes superfícies, aumentando o ângulo até 80 a 85 graus de maneira a dominar a arte de caminhar e escalar na floresta. O treinamento eventualmente avança em subir plantas ou troncos de árvores situados em ângulos de 90 graus.  Depois de alcançar o topo o Ninja aprende a cair e adotar sua posição original (構 Kamae). Geralmente quando porta as espadas, ambas, espada e a bainha são usadas para manter o equilíbrio.  Caminhar de lado é também usado quando em cima de árvores cruza de galho a galho.  Em 虎倒流骨法術 Kotô Ryû Koppôjutsu (no qual inclui passos laterais e outras técnicas corporais), o Ninja pode mover-se facilmente para trás dirigindo uma perna atrás da outra, isto é muito efetivo quando se trata de iludir o ataque de um oponente e se posicionando para um contra-ataque.
忍 者の忍び小走 Ninja No Shinobi Kobashiri significa correr com pequenos passos com o corpo inclinado adiante.  À noite nas montanhas podes ver o céu entre as árvores.  Este é o seu caminho, você também deves ser cuidadoso ao permanecer próximo da água ou de qualquer coisa que possa refletir sua imagem e para evitar de ser detectado (a lua cheia pode ser um inimigo assim como um aliado).
No Japão as artes marciais no são somente orientadas “para o ofensivo”, são muito defensivas também.  Os japoneses são basicamente um povo de agricultores e nossa arte marcial se desenvolveu embaixo desta tradição.  Espero que esses comentários do trabalho dos pés sobre  movimentos corporais e técnicas Ninja possam te ser úteis.

É muito bom começar do chão.  É muito importante ter bons pés sobre o chão.

Shihan Marcio J. Santos

CREFSP 08243/P SP - MENKYO JAPAN