Artigos

Sequência Histórica de Acontecimentos do Ninjutsu

Publicado em 17 de dezembro de 2011 | Por : | Categoria : Artigos | 1 Comentário

(Alguns dos acontecimentos que marcaram o desenvolvimento do Ninjutsu).

1º Período: Iniciando-se com a regência de Shotoku Taishi e estendendo-se até o período Heian (794-1.192). O Ninjutsu passa a ser influenciado misticamente pelos Yamabushi do Shugendo e os monges budistas das seitas Shingon e Tendai.

2º Período: Kamakura Bakufu (1.192-1.353). O Ninjutsu passou a ser fortalecido com o surgimento da classe samurai que utilizava-se de seus serviços. Posteriormente, com o Sengoku Jidai na era Muromachi (1.393-1.603) o Ninjutsu chegou ao seu ápice na utilização em operações de espionagem. As províncias de Koga e Iga ficam famosas como redutos ninja.

3º Período: Shogunato Tokugawa (1.603-1.868). Com o massacrerealizado por Oda Nobunaga nas famílias Ninja Koga e Iga, declinando assim, gradativamente, as ações Shinobi, que passam a serem institucionais no governo Tokugawa.

4º Período: Restauração Meiji (1.868-1.912). Com a influência ocidental e a extinção da classe samurai as famílias Ninja restantes passam a Transmitir suas Tradições somente dentro de seus vínculos familiares. Surgem os primeiros Dojo de Ninjutsu, agora ensinado como Arte Marcial Secreta.

5º Período: de 1.912 a 1949: Com o ressurgimento do expansionismo japonês, com as guerras da Manchúria e a 2º guerra mundial, o Ninjutsu foi utilizado por tropas especiais do exército japonês.

6º Período: de 1.950 aos dias atuais. Quando o Ninjutsu. Agora encarado como via Marcial passa a ser ensinado aos ocidentais e consegue uma maior divulgação e abertura. Antigas escolas saem do anonimato e voltam à atividade.

Shihan Marcio J. Santos

CREFSP 08243/P SP - MENKYO JAPAN