Enogu no Jutsu

É o estudo que objetiva a cura através das cores. Trata-se de uma terapia que auxilia a medicina alopática, com seus métodos de tratamento convencionais. Corresponde à cromoterapia, que se baseia no princípio de que o estímulo gerado por determinadas cores incide diretamente no corpo físico, aliviando a sintomatologia que o organismo expressa em determinados estados de desajustes.
Abaixo, estão listadas as propriedades terapêuticas de algumas cores, suas indicações e significados.

Vermelho
Propriedades terapêuticas: dá muita energia, vitalidade, estimula o sangue e libera adrenalina. Combate resfriados sem febre, dispensa o cansaço e ameniza dores reumáticas. Vermelho é a paixão, é a cor do sangue que criou o mundo e o destruirá. Simboliza a vida, o calor, a divindade e o oculto. Corresponde também ao egoísmo e ao ódio. Psicologicamente, o vermelho representa o impulso sexual, o desejo amoroso e a paixão. O vermelho é uma cor que tanto espanta como aproxima; é a cor do perigo. A cor vermelha é a cor do rubi e da granada (pedras). 

Azul
Propriedades terapêuticas: calmante, analgésico, indicado nas infecções com febre. Atua no sistema nervoso, vasos, artérias e todo o sistema muscular. Combate o egoísmo e traz harmonia. O azul simboliza o espiritual. O azul está ligado a divindades, em todas as mitologias, assim como na religião mais antiga que se tem notícia: o hinduísmo. Na china, simboliza o Tao, o caminho sagrado. É a cor da verdade, da imortalidade, da fidelidade e da justiça. O azul ajuda a desenvolver a inteligência, transmite calma, propicia o equilíbrio emocional e é bom para a meditação.
É a cor do infinito. Não é aconselhável para quem tem pressão baixa. Azul é a cor da água-marinha, do berilo e da solidalita (pedras). 

Amarelo
Propriedades terapêuticas: estimula o sistema nervoso central, contribui para a regeneração de problemas ósseos, bom para prisão de ventre, potencializa o fósforo e o sódio. Estimula o intelecto. É o ouro, a cor das paixões depravadas, da riqueza e da tradição. Psicologicamente, é a cor da intuição simboliza a juventude e a audácia. Ajuda a comunicação e transmite alegria. Favorece as práticas espirituais.
Aciona a capacidade mental, aumentando a sua imaginação, atraindo pessoas intelectuais.
Não é indicado para pessoas imaturas e inseguras. A cor amarela é a cor do topázio e do citrino (pedra).

Marrom
Marrom é a cor do barro, da terra e da folhagem de outono. Desenvolve algumas qualidades, como a perseverança. Cor da materialidade, do amor infernal. O marrom transmite insegurança, atrai pensamentos e críticas negativas. Não é indicado para pessoas tímidas ou emocionalmente dependentes.

Verde
Propriedades terapêuticas: favorece o equilíbrio hormonal, estimula órgãos digestivos e tem ação refrescante e anti-infecciosa.
É a cor da aura. Alivia a insônia. Verde é saúde, mata e natureza.
É a cor das águas e da natureza. Simboliza a regeneração espiritual, a esperança e os mistérios da iniciação. É a cor do conhecimento.
O verde aumenta a auto-confiança e a perseverança. É a cor da cura. Deve ser evitado por pessoas que se julguem superiores à outras; também não é indicado nos casos de cólica. Verde é a cor da esmeralda, agáta, malaquita e aventurina (pedras).

Violeta
Propriedades terapêuticas: ação calmante e purificadora do sangue. Elimina toxinas e estimula a produção de leucócitos. Bom nos casos de pneumonia, tosse seca, asma, irritação de pele e dor ciática. Reduz medos, angústias e diminui a irritação. É devoção e energia. É a cor da verdade, do amor, da ternura e da doçura. Cor que atrai o sucesso intelectual. Na china, simboliza a morte. Violeta é também a cor das viúvas. Inspira a devoção, ajuda superar as carências afetivas, materialismo excessivo e controla os impulsos autodestrutivos. Violeta é a cor da ametista (pedra).

Preto
É o isolamento, é a negação da luz, é a ausência de cor, é o símbolo do erro e do mal. Significa prudência, sabedoria e tristeza.
Isola a inveja e outras energias. Cor indicada para pessoas que se sentem deprimidas. Preto é a cor da ônix, azurita e turmalina (pedras).

Rosa
Rosa é a cor do amor, da sedução, da simpatia e atrai muita felicidade. Também é a cor da pureza e da fidelidade. Rosa é a cor do quartzo (pedra).

Branco
Branco é a pureza, paz e virtude. É a mistura de todas as cores. É usada para a limpeza da mente e da aura. Não aproxima o sucesso, podendo gerar indiferença. O branco é a cor do quartzo limpo (pedra). Simbolicamente, o branco é a ligação entre o passado e o futuro, tudo ou nada, é também considerado a cor da carência afetiva.