Haragei

Haragei é um amplo estudo do domínio da bioenergia a partir do conceito de “ki” (energia vital), adquirido através da respiração. 
A respiração alimenta todos os nossos sentidos, nossas funções orgânicas, células, órgãos e etc. Ela é o que nos mantém vivos. Respirar foi a primeira coisa que fizemos ao entrar nesse mundo e a última que iremos fazer. 

Apesar de não nos darmos conta, a respiração está intimamente associada às nossas emoções e padrões de comportamento. Observe como ela se muda, tornando-se curta e superficial, quando estamos ansiosos ou com medo. Quando pensamos em algo bom ela se expande e aprofunda. Os antigos mestres do O-Chikara sabiam disso e começaram a testar diferentes tipos de respirações e a analisar seu efeitos. Foi assim que desenvolveram os exercícios respiratórios do “ketsugo”, do “densho butsu no kami” e do “taiso”, que chamamos de haragei.

Respiramos cerca de 20.000 vezes num dia. Em cada respiração, absorvemos por volta de 300 ml de ar. Mas nossos pulmões foram planejados para muito mais, pois a capacidade pulmonar de um adulto é de cerca de 4 litros. Nossa respiração cotidiana movimenta apenas 10% do que nossos pulmões comportam. Assim, nosso corpo e nossa mente funcionam com uma quantidade de combustível bem menor do que necessitam e jamais poderemos expressar plenamente nossos potenciais e viver uma vida realmente saudável se não aumentarmos nossa absorção de oxigênio.

Praticando os exercícios que o haragei nos oferece, ampliamos a respiração e reeducamos os músculos e órgãos envolvidos nesse processo para que esse padrão respiratório se mantenha mesmo depois de terminada a prática. Muitos desses exercícios devem ser aprendidos diretamente com um instrutor pois precisam ser corrigidos. Os que você aprenderá a seguir produzem bons efeitos, são bastante simples e podem ser feitos em casa.

O ki (também conhecido como chi kung) é um sistema holístico que combina técnicas de respiração com movimentos precisos e concentração mental. Seu objetivo é promover saúde e bem-estar plenos. Kukiga significa “exercício de energia interna” e é mais uma arma simples e eficaz para o seu arsenal de desintoxicação. Pratique ki diariamente, de preferência com roupas confortáveis e soltas e você conseguirá aumentar seus níveis de energia, lidar com o estresse e evitar um grande número de enfermidades. O ki também melhora a concentração e aumenta a criatividade e a inspiração.

A respiração, os movimentos e as posturas do ki têm efeitos específicos na produção e na circulação da linfa. Os exercícios atuam de várias maneiras contraindo os músculos do corpo, usando a gravidade (certas posturas invertem os membros) e a respiração profunda, que bombeia a linfa e aumenta a oxigenação do sangue.

A grande vantagem do ki é que qualquer pessoa pode fazê-lo: se você estiver muito fraco para ficar de pé, existem exercícios que podem ser feitos na posição sentada. Se não puder nem se sentar, existem exercícios que podem ser feitos em posição deitada.