Regras de Participação da Bujinkan Dojo

A Bujinkan (武神) foi criada pelo Sensei Masaaki Hatsumi em 1972 para promover a arte Ninja e as nove velhas tradições do guerreiro.
Esta organização é composta por um conjunto de nove estilos de artes marciais , entre eles três estilos de Ninjutsu , e vários outros de Bujutsu. O grande mestre Masaaki Hatsumi viaja para fora do Japão todos os anos para ministrar Taikai (grande encontro ou grande estágio) em várias partes do mundo.

REGRAS DE PARTICIPAÇÃO DA BUJINKAN DOJO

  • 1. Apenas àqueles que tenham lido e concordado com estas normas deve ser permitido participar.
  • 2. Apenas àqueles dispostos a exercitar a verdadeira paciência, auto-controle e dedicação deve ser permitida a participação.
  • 3. Um exame médico deve ser requerido. Especificamente, indivíduos com problemas mentais, dependentes de drogas ou mentalmente instáveis devem ser impedidos de participar. A necessidade de tal exame concerne a indivíduos que podem representar perigo para os outros, por exemplo, aqueles com doenças infecciosas, indivíduos com personalidade ou fisiologia anormais e indivíduos carentes de auto-controle.
  • 4. Indivíduos com registros criminais devem ser impedidos de participar. Arruaceiros, criminosos, e aqueles vivendo no Japão que quebrem as leis locais devem ser barrados.
  • 5. Aqueles que não apóiem as regras da Bujinkan, tanto como praticante ou como membro da sociedade, através de atos reprováveis devem ser expulsos. Até agora, a Bujinkan esteve aberta para um grande número de pessoas que vêm ao Japão. Entre elas, infelizmente, existiam aqueles que cometiam violentos atos enquanto bêbados, que tinham problemas mentais, e arruaceiros que pensavam apenas em si mesmos e que falharam em enxergar como suas ações podiam afetar os outros. Através de suas ações, tais pessoas estavam desfazendo-se do correto e tradicional coração da Bujinkan. Deste dia em diante, todas essas pessoas devem ser expulsas.
  • 6. No que concerne a acidentes ocorridos durante o treinamento (tanto dentro quanto fora do dojo), ninguém deve causar problemas à Bujinkan. Este é um ponto extremamente importante. Aqueles que não estiverem dispostos a assumir responsabilidade pessoal por acidentes que venham a ocorrer durante o treino da Bujinkan não devem ser admitidos. Reiterando para deixar claro, a Bujinkan não deve ser responsabilizada por quaisquer acidentes acontecidos no decorrer do treinamento, não importando o lugar.
  • 7. A tradição da Bujinkan reconhece a natureza e a universalidade de toda a vida humana, e entende o que flui naturalmente entre ambas as partes.
  • 8. O treinamento inicial começa com Taijutsu, níveis Kyu:
    • principiantes
    • primeiros a quintos dans: Ten (vazio)
    • quintos a décimos: Chi (terra)
    • décimos a décimo-quintos: Jin (pessoa)

    Do décimo-primeiro ao décimo-quinto dan se dividem em chi (terra), sui (água), ka (fogo), fu (vento), ku (vazio); o Happo Hiken será ensinado em todos os níveis. O teste de quinto dan será feito somente pelo Soke. Os verdadeiros shihan podem receber o décimo-quinto dan.

  • 9. Todos aqueles que se unirem à Bujinkan devem ter um cartão anual de membro. Este cartão não apenas preserva a honra dos membros da Bujinkan, como também indica que você é parte de um grande todo – um todo cujos membros caminham juntos com corações guerreiros para melhorarem a si mesmos através do treinamento e a da amizade. Isso demonstra a glória da virtude do guerreiro, e engloba tanto lealdade quanto amor fraternal.
  • 10. Todos os membros devem ter um cartão de membro para o ano corrente, disponibilizado pelo Hombu. Existem dois tipos de cartão de membro: Cartão Geral de Membro e Cartão de Membro do Shidoshi-kai. (i) O Cartão Geral de Membro aplica-se aos membros do Bujinkan Dojo, não graduados, faixas verde e faixas preta. (ii) O Cartão de Membro do Shidoshi-kai aplica-se àqueles graduados do Quinto Dan adiante (chamados Shidoshi), e àqueles do Primeiro ao Quarto Dan (chamados Shidoshi-Ho) Membros que estejam ensinando devem ter um desses dois cartões. Membros não pertencentes ao Shidoshi-kai não são reconhecidos como professores e não podem graduar estudantes.
  • 11. Todos os cartões devem ser renovados anualmente.
  • 12. Posteriormente as taxas a serem pagas, o mais importante na Bujinkan é ter como verdadeiro que o seu representante e fundador, Masaaki Hatsumi, seja o Soke de 9 escolas, apesar de todas as contestações dele tê-las aprendido em apenas 15 anos, treinando poucas vezes por semana com o seu professor. Também aceitar sem questionamentos que a organização descende de 34 gerações, apesar delas não poderem ser comprovadas antes de 1800. Por último, defender obstinadamente que ela seja a única representante do verdadeiro ninjutsu no mundo.
  • 13. A filiação ao Shidoshi-kai de Quinto Dan em diante deve ser requerida ao Hombu. Membros acima do Quinto Dan são graduados pessoalmente pelo Soke, que irá julgá-los em sua técnica, características e integridade.
  • 14. Apenas cartões e licenças emitidas pelo Bujinkan Dojo Hombu serão reconhecidas como válidas. Pessoas emitindo falsos cartões e/ou certificados serão expulsos do Bujinkan Dojo.
  • 15. O símbolo “Bujin” é marca registrada. Se estiver planejando usá-lo, você deve contatar o Hombu primeiro para obter uma permissão.
  • 16. Recentemente, a Bujinkan tornou-se verdadeiramente internacional. Assim como existem diversos fusos horários, também existem vários tabus entre as pessoas e nações do mundo. Nós devemos respeitar uns aos outros, esforçando-nos para evitar tais tabus. Nós devemos colocar o coração do guerreiro primeiro, trabalhando juntos para o auto-desenvolvimento e para a melhoria da Bujinkan.
  • 17. Os contatos com o Hombu devem ser feitos em japonês. Isto para garantir que todos os assuntos sejam resolvidos sem maiores problemas agora que a Bujinkan tornou-se internacional.
  • 18. Aqueles que não concordarem com as regras acima mencionadas devem ser expulsos da Bujinkan.

As Nove Escolas Praticadas na Bujinkan

1. Togakure ryu Ninjutsu – Esta é talvez o mais famoso estilo de Ninjutsu praticado na atualidade e dos poucos existentes.Esta escola foi fundada no principio do século XII por Togakure Daisuke.Esta escola é famosa pelo uso de armas como o Shuriken os Shukos. Togakure ryu utiliza técnicas de manipulação e intimidação mental. Esta escola é especialista também em Koshijutsu e Dakentaijutsu.

2. Gyokko ryu Koshijutsu – Esta escola foi fundada em meados do século XII por Tozawa Hakunnsai. Pensa-se que esta escola teve sua origem na China no Século IX. A especialidade desta escola é o Koshijutsu que utiliza técnicas de ataque aos pontos vitais e órgãos. Esta escola tem uma forte ligação com o Kenpo Chinês. Esta escola é a mais antiga do sistema da Bujinkan e é a base de muitas artes marciais de Bujutsu e Ninjutsu da região de Iga.

3. Kukishinden ryu Happo Hikenjutsu – Foi fundada por meados do século XIII Izumo Kanja.Esta escola é uma escola basicamente de guerra e utiliza diversas armas, é famosa pelo uso de Naguinata ( Alabarda ), Yiari ( lança ), Bo ( Bastão ),Shuriken ( laminas de amandar ), mas a sua especialidade era mesmo no uso da espada.

4. Shinden Fudo ryu Dakentaijutsu – Esta escola foi fundada no principio do século XII por Izumo Kanja. A especialidade desta escola é o Dakentaijutsu. Nesta escola utiliza-se somente os princípios da natureza , como tal não existe posições.

5. Gyokushin ryu Ninjutsu – Esta escola foi fundada no século XV por Sasaki Orouemon Akiyari. Gyokushin e conhecido pelo uso de Nagenawa ( laço ).

6. Koto ryu Koppojutsu – Foi fundada no século XVI por Toda Sakyo. A especialidade desta escola e o Koppojutsu técnicas para partir ossos e Kyusho pontos de pressão. Esta escola utiliza uma técnica de espada pouco usual, maguetsu no kamae.

7. Gikan ryu Koppojutsu – Foi fundada em meados do século XV por Sasaki Orouemon Akiyari. A especialidade desta escola e o Koppojutsu. Esta escola utiliza também técnicas de koshijutsu.

8. Takagi Yoshin ryu Jutaijutsu – Foi fundada no século XVI por Takagi Oriemon Shigenobu. A especialidade desta escola e o Jutaijutsu , técnicas eficazes e rápidas de projeções , imobilizações , chaves , e estrangulamentos. Este estilo utiliza também técnicas de fuga.

9. Kumogakure ryu Ninjutsu – Esta escola foi fundada em meados do século XV por Iga Heinaizaemon. Esta escola é famosa pelo uso de mascaras demoníacas para assustar o inimigo , e também pelo uso de Kamayari ( corrente e foice ). Kumogakure ryu é especialista em técnicas de salto , e também é especialista em técnicas de sobrevivência.