Seishin no Jutsu

Seishin no Jutsu, que literalmente significa “a arte do espírito”, é a prática de refinamento espiritual, uma das mais importantes das disciplinas mentais do Budo. Está relacionada a todas as práticas que envolvem a conscientização espiritual e a interiorização, como a meditação etc. No curso avançado de Seishin no Jutsu, os estudos direcionam-se à uma preparação para a religiosidade. Para a mente ocidental, a meditação está relacionada ao relaxamento físico, o combate ao stress e à paz de espírito. Entretanto, o verdadeiro propósito de tal prática, embora proporcione esses benefícios, tem caráter espiritual. Os iogues, que primeiro utilizaram os princípios da meditação, buscavam encontrar o interior, com objetivo de atingir a iluminação espiritual.

Seishin no Jutsu

Na realidade, a viagem pelo interior pode ser uma experiência absolutamente transformadora.  
Enquanto o corpo é a manifestação objetiva de nossas idéias, a mente é a manifestação subjetiva. Corpo e mente estão sempre mudando e, estando presos ao tempo e espaço, não experimentam as coisas. Quem realmente passa pelas experiências é o verdadeiro “eu interior”, a essência atemporal de todas as experiências relacionadas ao tempo, a entidade que existe por trás do sentimento e do pensamento. Este “eu interior” nada mais é que a alma. Ela se expressa através do corpo e da mente.

Mas, mesmo que estas duas entidades fossem destruídas, nada aconteceria à alma. O espírito incondicional não se encontra na forma de matéria e energia: ele existe nos momentos de silêncio entre um pensamento e outro.
Este intervalo é a porta de entrada do eu interior cósmico que não está limitado pelas fronteiras físicas do corpo, mas, pode ser encontrado no espaço infinitamente pequeno e ao mesmo tempo imenso existente entre os pensamentos.